Semana 47 – Lidando com a raiz do problema

Certamente você já teve dor de cabeça ou dor em alguma parte do seu corpo. Muitas pessoas preferem suportar a dor e evitam medicamentos. Outras, por sua vez, procuram tomar remédios para que a dor passe. Às vezes a dor passa, mas infelizmente ela volta, pois o sintoma que gera a dor foi tratado, mas o verdadeiro problema continua enraizado. Alguns problemas são notórios e óbvios. Por exemplo: na desidratação você pode ter fortes dores de cabeça, por não tomar a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do seu corpo; ou problemas estomacais são reflexos de algo  que você comeu e não te fez bem, então a dor virá  como um sinal de reprovação. Porém, existem outros problemas que são mais difíceis de serem diagnosticados e exames mais avançados precisam ser feitos para achar a raiz do problema.

Na nossa vida emocional também existem problemas que podem causar dores. E essas dores precisam ser cuidadas, mas não só os sintomas. O que precisamos é achar a raiz do problema para que possamos lidar com ele e, assim, acabar com a dor que nos atormenta. Essa dor pode ser a mágoa e o rancor por uma pessoa. Neste caso, você precisa liberar o perdão para que sua dor desapareça. Nelson Mandela falou: “ter ressentimento contra alguém é como tomar veneno e achar que o mesmo irá matar seu inimigo”. Então, saiba que tudo que colhemos somos nós mesmos que plantamos e tudo que criamos dentro de nós ficara conosco.

Às vezes podemos ter a dor da inveja, querendo ser melhores que os outros, ou ter mais que os outros. Neste caso, precisamos aprender a apreciar o que temos e o que somos. Outras vezes, podemos ter a dor do orgulho e neste caso, precisamos aprender que sozinhos, muitas vezes, não iremos chegar aonde queremos, pois precisamos entender que, às vezes, precisaremos estender nossos braços e aceitar a ajuda do nosso próximo. Temos que entender que todo nosso conhecimento, certificados e posição não faz de nós pessoas melhores, mas sim, nos prepara para vivermos em harmonia com todos e com tudo ao nosso redor. Não sei qual é a sua dor, mas posso te falar de coração e por experiencia própria, que não trate apenas os sintomas! Vá até a raiz da sua dor e a tire de lá, para que esta não destrua sua mente e  seu coração.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário